quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Soprando em 2020

Uma ferramenta incrível de sobrevivência, perfeita para acalmar os nervos, tão simples que deveria ser uma das primeiras coisas que aprendemos assim que ingressamos na escola. Tem sido tão útil na minha vida que sempre que tenho a oportunidade repasso adiante e muitos a quem repassei esse conhecimento já me agradeceram após sentir na pele os benefícios. Trata-se de um exercício de respiração que aprendi quando estava nos estágios iniciais da minha caminhada no universo da yoga/meditação. Dentro da escola de Yoga no qual me inseri tive a oportunidade de fazer um curso de Pranayama (exercícios respiratórios dessa arte milenar) com um mestre, e de cara ele falou:
"Podemos ficar até 1 mês sem se alimentar antes do corpo entrar em colapso total, talvez alguns dias sem beber água, mas se ficarmos alguns minutos sem respirar já era, morte na certa! Logo concluímos que a respiração é nossa maior fonte de energia e de vida!"
Ele ressaltou o fato de que a respiração é um ato inconsciente, não precisamos estar atento a ela para que funcione. A respiração e os batimentos cardíacos são influenciados por nosso estado de espírito, se estamos com medo e tenso, os batimentos aumentam e a respiração acelera. Os antigos sábios indianos descobriram que não conseguimos controlar os pensamentos e as emoções diretamente, para controlá-los devemos controlar primeiro a respiração, que normalmente é um ato inconsciente, e torná-la consciente. Só assim teremos condições de controlar nossos pensamentos e emoções e nos acalmar no meio da tempestade!
Só para reforçar, vale lembrar que a raiz da palavra espírito tem sua raiz etimológica do Latim "spiritus", significando "respiração" ou "sopro", a mesma raiz de inspiração, expiração, etc.Confesso que apesar de sempre ter uma curiosidade pela meditação, só consegui fazer no dia que aprendi essa simples técnica que o tal mestre nos ensinou naquele curso:
1 - se necessitar de energia "extra", se está com sono ou fazendo um grande esforço físico, a expiração (ar para fora) deve ser mais rápida que a inspiração, tipo empurrando todo ar para fora;
2 - se precisamos acalmar nossa mente, vencer o medo ou a ansiedade, nos acalmar num momento de forte adrenalina ou simplesmente entrar num estado meditativo, a técnica é expirar mais lento do que inspirar. Por exemplo, podemos encher os pulmões (de preferência pelo nariz e projetando a barriga para fora, enchendo como um copo de baixo para cima) e depois expirar o mais lentamente possível. A melhor forma para conseguir isso é expirando pela boca, fechando um bico como se estivesse soprando num canudo.
Uma técnica simples mas mágica, experimente! Funciona sempre comigo e com todos a quem tive a oportunidade de compartilhar esse conhecimento. Divirta-se, Namaxé!




Nenhum comentário:

Postar um comentário