segunda-feira, 21 de setembro de 2015

mente inferior x Mente Superior

O estudo da nossa mente é fundamental para aquele que busca a paz de espírito!
Uma das razões para praticar meditação é silenciar a mente tagarela.
Através da mente fazemos contato com o mundo invisível, ou você já enxergou algum pensamento?
O mundo invisível não existe? A ciência já demonstrou que a luz visível é uma fração ínfima de todo espectro eletromagnético, então vai mesmo confiar apenas no que os olhos conseguem ver? Lembra do apito que só o cachorro escuta? Então seria prudente não se limitar ao 5 sentidos físicos, que são limitados em relação ao que existe. Não se esqueça que há muito mais coisas depois do violeta e antes do vermelho (raios ultra-violetas e infra-vermelhos, etc).

Então voltando à questão dos pensamentos, todos nós já tivemos momentos em que ficou incomodado com os próprios pensamentos ou em que teve um breve momento de inspiração e criou algo novo ou encontrou a solução para algum problema! 
Diria que todos nós temos acesso à 2 mentes: a inferior, de onde nascem todos os pensamentos negativos, e a Superior, que é nossa ligação com a Divindade. Uma está ligada ao nosso ser mortal, à essa identidade passageira, a esse corpo físico, a esse nome, etc, e a outra faz parte do nosso ser imortal, que sobrevive após a morte física. Podemos também chamar o primeiro de ego e o segundo de Espírito!
Por que do ego nascem os pensamentos negativos? Por que este sabe que um dia deixará de existir, então ele se apega a coisas pequenas, ele tem medo, ele tem a necessidade de se comparar, seja para se sentir inferior ou querer achar que é mais do que o outro! De onde nascem os julgamentos, a vaidade, os complexos, e como já falamos, o sentimento que nos leva para o lado escuro: o medo!
Já se conseguirmos aquietar essa mente tagarela, que fala alto e sem parar em nossos ouvidos, poderemos ouvir uma voz mais tranquila, quase sussurrada, desapegada das coisas pequenas, e em contato com nossa verdadeira Fonte!
Esse é apenas a forma como entendo e como consegui curar uma mente doente, caótica, medrosa (quase paranoica): a minha! Não que não tenho que praticar todos os dias, pois saber isso na teoria não é suficiente, é necessário sentar alguns minutos do dia em silêncio, respirar devagar com a expiração bem lenta, invocando os guias e a proteção do mundo invisível, dessa forma mudando a forma de pensar aos poucos e com muita repetição, e só assim encontrar a paz para poder andar no mundo tranquilamente, pois como disse um sábio budista:
"As pessoas dizem que andar na água é um milagre, mas para mim andar pacificamente na terra é que é o verdadeiro milagre!"




2 comentários:

  1. 👏👏👏👏👏👏👏 apenas palmas!! Meu pensamento também é da mesma forma..... Mais ainda preciso estudar todos os dias!! Muito bom Kiko! É rocha!! Aloha 🙏🙌🏄🎵☀🌴👏👏

    ResponderExcluir
  2. Num mundo onde a razão prevalecerá sentirvou seja o sentimento , e necessário um exercício tempo para se conectar com o eu interior e poder exercer as sensações , a percepção.

    ResponderExcluir