quinta-feira, 19 de março de 2009

Juntos e misturados


No meu livro de 2002, citei uma lista de livros que haviam me influenciados e que me ajudaram a entender um pouco da vida, do espírito, da existência...é claro que de lá pra cá, outros livros pintaram no meio do caminho e foram muito importantes! Gostaria de citar alguns:

Um dos melhores que li nos últimos tempos e que teve um impacto muito positivo na minha vida foi "O Despertar de uma Nova Consciência", de Eckhart Tolle, autor do best seller "O Poder do Agora", que li na sequência - ambos viraram livros de cabeceira, tô sempre consultando e relendo trechos, pois aprendi através do meu estudo na música que a repetição é muito importante para formar novas conexões neurais e desfazer as antigas. Lógico que a prática é muito importante, só a teoria não basta - imagina operar com um cirurgião que acabou de sair da faculdade e só tem a teoria....

Depois desse livro, apesar de praticar Yoga há uns 8 anos, finalmente entendi o que é a meditação e tomei gosto pela prática. Olhar pra dentro, observar como funciona nossa mente, identificar as armadilhas do nosso Ego e não deixar que ele continue nos trazendo sofrimento...sempre li que o nosso maior inimigo é o Ego (ou a identificação com um falso eu), mas nunca tinha visto alguém desmascarar suas artimanhas como Eckart fez. Recomendo esse autor!

Gostaria de terminar postando trechos de um outro livro que estou lendo: "Quando o Impossível Acontece", do psiquiatra Stanislav Grof. Um dos pioneiros a trabalhar com LSD na sessões psicoterapeuticas, após a proibição da droga no final dos anos 60, Grof desenvolveu a respiração holotrópica, que também leva seus pacientes a estados alterados, onde eles conseguem resolver vários conflitos internos. Segue um trecho do livro que gostaria de terminar por hoje citando:

"Uma das características mais impressionantes do trabalho experimental profundo com estados ampliados da consciência é o efeito que tem sobre nosso modo de vida e sobre a estratégia que usamos para lidar com desafios e projetos. O modelo oferecido em sociedades tecnológicas, no que se refere a isso, é definir o objetivo que desejamos conquistar e buscá-lo com energia concentrada e determinação inabalável. Isto inclui a identificação e remoção do obstáculos que impedem nosso avanço e o combate com potenciais inimigos. A vida de um indivíduo que siga essa receita assemelha-se a uma luta de vale-tudo ou uma competição de boxe.
Nossos esforços para conquistas externas são projeções de um esforço mais profundo e fundamental para fazermos uma conexão espiritual. Não há fim para a nossa fome por conquistas externas, porque nunca temos o bastante do que, na verdade, não precisamos ou desejamos. A vida dominada pela busca de objetivos materiais parece ser um tipo semelhante a uma esteira aeróbica....esta estratégia de vida não tem sucesso, mesmo se conquistarmos as metas desejadas...
A auto-exploração responsável e sistemática pode ajudar-nos a fazer uma conexão espiritual profunda. Isto nos leva na direção do que os mestres espirituais do Tao chamam de wu wei, ou 'quietude criativa', que não é a ação envolvendo o esforço ambicioso determinado, mas fazer por ser. Isto é chamado, às vezes, de 'caminho do curso d'água', porque imita o modo como a água opera na natureza.
Em vez de nos concentrarmos em determinado objetivo pré-fixado, tentamos sentir a direção em que as coisas se movem e como podemos nos ajustar a esse movimento. Esta é a estratégia nas artes marciais e no surfe, que envolve o foco sobre o processo, em vez de no objetivo ou resultado. E acabamos conquistando mais com menos esforço. Além disso, nossas atividades não são egocêntricas, exclusivas e competitivas, mas inclusivas e sinérgicas. O resultado não nos traz apenas satisfação, mas serve também a um fim maior da comunidade."


3 comentários:

  1. Não é preciso muita analise para descriminar a capacitação e os desejos da mente de um ser humano, a partir do momento que você passe a se enxergar.
    Decorrentes livros como este que Kiko apresenta, não é considerado por mim, como um livro de auto-ajuda e sim como uma solução para diversas perguntas da qual, muitos têm medo de expor, assim como eu. Os princípios apresentados nesse trecho expõem claramente que as pessoas hoje sofrem por antecedência devido à rotina, e por este motivo se tornam sedentárias prejudicando quem está ao seu lado na frente ou atrás.
    O egocentrismo se tornou um sentimento presente e diário, principalmente aqui em São Paulo, um curral inexplicavelmente convencido pelo capitalismo.
    Infelizmente a saga pelo materialismo já ultrapassou status, e o caráter para obter sucesso pessoal e particular não existe. Vivemos em um campo de batalha onde a qualquer segundo pode implodir. Para fugir desses preceitos às vezes inevitáveis, é preciso sim auto-exploração responsável e sistemática. Acredito e participo de palestras no centro espírita - A caminho da luz – e sei que a salvação interna é seguir sim o caminho das águas, nem que pra isso tenha que se deslocar do seu espaço natural. BoRa EneRgiZar!?!?!
    Adorei o livro valeu pela dica. Abraços, Carol Santos Brito (SP)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. http://holotropica.com.br/holotropica/

    http://www.aljardim.com.br/

    http://www.espacoarcoiris.com.br/index2.html

    ResponderExcluir