quarta-feira, 9 de julho de 2014

IDENTIFICAÇÃO E APEGO

Interessante sincronicidade: ontem o Brasil levou uma goleada histórica da Alemanha jogando em casa, muitos ficaram tristes, choraram, outros riram e outros nem ligaram, e hoje de manhã na minha caminhada matinal ouvi o podcast do Mark Passio no qual ele fala sobre a identificação do ego e o apEGO às coisas passageiras, que acabam nos conduzindo pela trilha do sofrimento! Cada um sofreu ontem de acordo com o grau de apego à seleção, à identificação com o time de futebol como sendo o representante maior da cultura na qual nasceu, como sendo parte da sua identidade real!
Nesse podcast, o Mark cita a identificação do ego como uma das quatro barreiras para atingirmos o estado de auto-realização, da iluminação e paz de espírito. Achei de acordo com o que já aprendi sobre alguns mecanismos da mente e já escrevi antes aqui sobre como o ego pode ser nosso maior inimigo! Porém é bom deixar claro que o ego em si não é ruim, e sim a identificação e o apego à essa identidade passageira que adotamos enquanto encarnados nesse plano. Ele é um mecanismo de defesa do indivíduo, uma forma de delinear, é o que separa você do resto do mundo, senão você não saberia onde começa seu corpo e onde acaba, qual a diferença entre você e o outro. Espiritualmente estamos todos conectados e somos UM, mas nessa experiência terrena você é único! Até os animais tem ego, ou seja, é algo inerente à essa experiência! A confusão começa quando acreditamos que somos apenas isso, que tudo o que temos é essa identidade e esse corpo, e sabendo que um dia essa existência terrena terá fim, nos apegamos à ela e em seguida nasce o medo de morrer, que está na raiz de todos os outros medos! Sei no meu íntimo que por trás desse corpo físico e por trás dessa minha identidade passageira, existe um espírito imortal, e quando consigo fazer essa conexão e ter essa compreensão, meus medos desaparecem!
Gosto de comparar nosso corpo com um instrumento musical, pois ele é o instrumento de manifestação do nosso espírito nesse plano! Uma guitarra na mão de um guitarrista vai fazer música, mas se o instrumentista não estiver ali, é só um pedaço de madeira com cordas que não vai emitir som! Sempre que vou a um enterro e vejo o corpo do falecido, penso: “a guitarra está aí, mas o instrumentista já não está ligado a ela e por isso esse instrumento deixou de ter uma função!”
Claro que temos que cuidar bem do nosso instrumento, se uma guitarra estiver com corda velha, braço empenado e não afinar mais direito, pode ser o melhor guitarrista do mundo que não vai conseguir fazer música com ela! O corpo é o templo de nossa alma e toda encarnação é para ser uma benção! Da mesma forma o ego ou nossa atual identidade é passageira, mas pode ser um instrumento muito útil para elevação da alma e da consciência, e se usado em harmonia com a Lei Universal, pode realizar coisas incríveis! No entanto, se estivermos apegados e totalmente identificados com ele como sendo nossa verdadeira identidade, nos levará a ter medo de perder e aí vem o sofrimento. Isso serve também para a identificação com papéis temporários no qual estamos inseridos: ser um médico, policial ou advogado, ser parte do governo ou de alguma religião, ser apegado a um time de futebol ou a uma nação específica. Esse medo desencadeia estados de espírito de sobrevivência a qualquer custo, de competição, enfim, nos tira do estado de harmonia interior!
Experiência própria: quanto mais desapego, mais paz e felicidade nessa existência, menos atrito com nossos semelhantes, menos sofrimento e dor! Lógico que para mudar nossa programação subconsciente de anos, é preciso trabalho e perseverança, daí a necessidade da meditação diária, pois só quando estamos em estados de tranquilidade mental é que conseguimos reprogramar nossa mente, e quando experimentamos uma melhora na nossa qualidade de vida devido à compreensão dos mecanismos da mente, queremos mais é dividir isso com o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário