domingo, 4 de outubro de 2009

Descobrindo o segredo da PAZ


Outubro, finalmente...espero que seja melhor, porque como foi de se esperar, setembro foi um mês punk....dizem que agosto é o mês do azar, mas acho que o efeito chega com certo retardo, um mês depois..... mas o melhor de tudo é quando aprendermos a não deixar os acontecimentos do mundo exterior afetar a paz do nosso mundo interior! Esse é o segredo da felicidade, segundo os mestres budistas! Só que é necessário muito treino para mudar nossa forma de pensar.....a boa notícia é que com o treinamento, isso é possível! No livro "A Alegria de Viver", o mestre Mingyur Rinpoche diz que em pesquisas recentes de neurocientistas, ficou comprovado a plasticidade do cérebro, a capacidade de formar novas conexões neuronais e abandonar as antigas. Para isso, é necessário a repetição, assim como quando estamos treinando a técnica na guitarra, ou em qualquer outro instrumento - esse é o segredo da velocidade, segundo Zakk Wylde, guitarrista do Ozzy Osbourne e do Black Label Society! O segredo é a REPETIÇÃO!!
Segue alguns trechos interessantes, na conclusão do livro:
"De certa forma, permitir sermos controlados por nossas aflições mentais é um 'trabalho interno'"
"tentar nos livrar por meio de algum tipo de recurso externo só faz com que as prisões se tornem ainda mais fortificadas e apertadas"
"há dois tipos de felicidade: a temporária e a permanente. A felicidade temporária é como uma aspirina para a mente, proporciona algumas horas de alívio da dor emocional. A felicidade permanente vem do tratamento das causas que fundamentam o sofrimento."
"Geneticamente, parece que os humanos são programados para procurar estados temporários de felicidade, em vez de características duradouras. Comer, beber, fazer amor e outras atividades liberam hormônios que produzem sensações físicas e psicológicas de bem-estar. O prazer que sentimos com essas atividades é transitório por determinação genética. Em termos estritamente biológicos, o impulso de sobrevivência nos conduz com mais força na direção da infelicidade do que da felicidade."
"A boa notícia é que podemos treinar a nós mesmos para reconhecer, aceitar e repousar em uma experiência mais duradoura de paz e contentamento."
BOM TREINO PARA TODOS, REPETIÇÃO PRA DENTRO DA CABEÇA!!!

Um comentário:

  1. E o que seria a felicidade permanente? Eu estou tentando achá-la também!!!

    ResponderExcluir