segunda-feira, 21 de junho de 2021

1984 - George Orwell dissertando sobre o século 21?

 

     Foi um bom momento para revisitar esse clássico! Desde o ano passado que não escrevo aqui no blog, mas ao terminar de ler essa obra fundamental para os dias atuais, resolvi compartilhar algumas impressões. O livro "A Revolução dos Bichos" (Animal Farm) do mesmo autor teve um impacto importante na minha formação na época da adolescência/ Serviu como uma "vacina" contra os revolucionários que querem tomar o poder dos tiranos para depois instaurar uma outra tirania onde eles estarão no poder, fingindo que é para o bem geral. Um livro pequeno e de fácil leitura com uma mensagem que qualquer um pode captar. Já o livro "1984" é bem mais denso e a mensagem contra a tirania é mais profunda. Qualquer semelhança com os dias atuais é mera coincidência, onde a tecnocracia cancela e remove qualquer um que abra a boca contra o sistema e onde o ódio contra quem pensa diferente é lugar comum!

    Um dos conceitos apresentados que de cara chama a atenção é o "duplipensamento", muito comum hoje em dia, por exemplo: há pessoas que se dizem contra o fascismo, apontam o dedo aos outros, mas quando alguém com quem não concordam é censurado, eles aplaudem ou no mínimo se omitem! Onde está a Liberdade de expressão? Não é isso uma das características do fascismo - calar qualquer pessoa que pense diferente da narrativa "oficial"? Os verdadeiros opositores do fascismo pensam assim:

"Mesmo que não concorde com o que digas, defenderei até a morte seu direito de expressar suas opiniões!" Entendeu porque os fundadores e autores da constituição americana colocaram "freedom of speech" (direito à fala livre) como a primeira cláusula? Vale lembrar o ditado:

"Quando cortas a língua de outro homem, não estás provando que ele está errado e sim que tem medo do que ele tem a dizer!"

    Outra coisa que logo chama a atenção é que todo dia há um momento em que as pessoas param de trabalhar onde quer que estejam para se concentrar nos "2 minutos de ódio" dirigido ao símbolo do opositor do Partido. Aqui temos uma das emoções que cegam o raciocínio lógico das pessoas, o ódio! A outra é o medo, e como sabem usar isso para controlar as pessoas! Quanto ódio vemos por aí dirigidas a qualquer pessoa que tenha uma opinião diferente da sua, que não compactue com sua ideologia, não é mesmo?

    Não quero aqui fazer um "spoyler" do livro mas recomendo que todos leiam pelo menos alguma parte do livro. Muitos nem chegarão até o fim pois é um tanto quanto sombrio, mas é para onde nossa sociedade planetária caminha ao menos que um grande parte da humanidade desperte e diga BASTA! We're not gonna take it! (Não aceitaremos!)

    Vejo que a maioria das pessoas ainda não despertaram para o fato de que estamos em guerra! Guerra biológica, além da guerra psicológica, guerra espiritual pela sua mente e sua alma! Por isso recomendo jamais entrar na vibração do ódio e muito menos do medo! A fórmula que encontrei na minha vida para não ter medo tem 2 etapas que andam de mão dadas: Meditação e Oração!

1 - na meditação o segredo é usar a respiração lenta para atingir estados mais tranquilos;

2 -  na oração nos conectamos ao Criador e à todas as entidades de Luz, que estão aí para nos ajudar e apenas esperando nosso convite! Afinal, ninguém faz nada sozinho, nem de um lado nem do outro nessa guerra.

    Sei que numa guerra sempre haverá perdas e dor. Tentamos amenizar através do desapego, mas ninguém está imune ao sofrimento. Nesse fim de semana que passou tive um problema em família que foi bem doloroso, claro que não vem ao caso falar da minha vida privada, mas quando estamos em paz com a nossa consciência, seguimos em frente pois a única coisa que vamos levar desse plano aqui são os frutos de nossas ações. Que todos permaneçam fortes na fé e sejam corajosos! No final Deus vence e também todos que estão do lado da Luz. Algumas pessoas que amamos sem querer estão a defender o lado das trevas, mas não por maldade e sim porque foram manipulados através do medo, então temos que ter compaixão e perdoá-los! Agora, aos seres sem escrúpulos que fazem o mal achando que nunca serão punidos, tenham certeza que a Justiça Divina pode tardar mas um dia chega! Rezo para que esse dia chegue o quanto antes, sei que estamos próximos de uma grande revolução espiritual, mas esse novo renascimento virá com muitas dores do parto! Quando passamos por uma experiência de "quase-morte" voltamos com outra consciência do que é a vida e do que devemos fazer para alcançar a PAZ!

    Termino aqui com uma citação do mestre Jedi Yoda: "O medo leva ao ódio que nos leva ao lado negro da Força!" Sejam fortes, guerreiros, e usem o Escudo de Deus! Que a Força esteja com todos, a força do Amor vai vencer! Vitória da Luz!

Um comentário: